domingo, 29 de janeiro de 2012

yoga e os seus benefícios para o TDA/H



O yoga é um conjunto de técnicas milenares com origem na Índia, tem como objetivo a harmonia entre físico mental e emocional e como consequência  atingir altos níveis de serenidade e estabilidade. Apesar de inicialmente o objetivo do yoga não ter sido terapêutico, foi constatado vários benefícios para a saúde, entre eles, uma alternativa ao tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDA/H).
  As posturas do yoga, desenvolvem concentração e equilíbrio, reduz a ansiedade, melhora a autoestima e também ajuda no tratamento da depressão. Por isso ela é indicada por especialistas no tratamento do TDA/H, eles acreditam que uma combinação de disciplina física e mental pode ser a melhor abordagem no tratamento do TDA/H com segurança e eficácia a longo prazo. O exercício, que integra o corpo e a mente envolve o sistema de atenção mais facilmente do que a meditação sozinha. 
  Os exercícios são importantes porque o individuo com TDA/H tem que aprender a compensar as suas deficiências, a medicação sozinha não vai ajudar a longo prazo, pois não há aprendizagem ou mudanças de hábitos ao se tomar uma pílula. Hoje, mais profissionais de saúde recomendam uma abordagem multidisciplinar para o tratamento de DDA, que inclui medicação, mas também de terapia e mudanças na dieta, bem como uma série de abordagens mente-corpo, como o biofeedback, neurofeedback, e yoga.
  Nesse contexto nos cabe ressaltar que a prática do yoga requer tempo e disciplina, conceitos cada vez mais difíceis de serem dominados por pessoas da nossa cultura e principalmente por pessoas que possuem TDA/H. Os efeitos do yoga levam aproximadamente um ano ou mais para serem percebidos.





 É legal divulgar sobre esses tipos de tratamento poque na maioria dos tratamentos complementares, falta de evidência científica o que os impede de ser mais aceito e amplamente utilizado, eu por exemplo já fui a vários psiquiatras e só me receitaram remédios, nem tocaram na questão da dieta, que hoje é mais divulgada.
   Eu acho que começarei a fazer yoga esse ano, quando minhas aulas na faculdade começarem, nesse semestre eu vou ter mais tempo disponível para me dedicar a outras coisas, visto que perdi em um monte de matérias rsrsrsrs.
   Mas por enquanto eu tô jogando um joguinho no wii, para ver como é que é:


   

Referências:
http://www.fotosantesedepois.com/2010/10/16/yoga/ - tem quase tudo que você precisa saber antes de se matricular em um curso.
http://www.yogajournal.com/lifestyle/597?page=6- Uma reportagem enorme, mas bem feita, todos os outros textos que li tinham ela como referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário