quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

De vilão para mocinho:Videogames podem ser o futuro substituto do metilfenidato no tratamento do TDAH


  Chega de dizer que os videogames fazem crianças ficarem mais violentas, desatentas e causam problemas de visão.Pesquisas atuais mostram que vários jogos ajudam no tratamento do deficit de atenção e mais, um novo tratamento chamado neurofeedback se baseia nisso, um aparelho de eletroencefalograma é conectado a um jogo de forma que quando o paciente perde o foco no jogo, o aparelho que mede a atenção faz com que o jogador perca.

- Pesquisas:

   As pesquisas partem de duas ideias principais, se jogador se dispersa, ele não passa de fase, o que "obriga" a criança a se concentrar, os estudos foram feitos  pela universidade de Melbourne.E outra parte do principio que quando o jogador ganha ou passa de fase aumenta a taxa de receptação de neurotransmissores como dopamina e noradrenalina no cerebro, lembrado que o deficit de atenção é causado por baixas concentrações desses neurotransmissores. Esse estudo foi feito por um estudante de ensino médio brasileiro, o Matheus Manupella, que ganhou um premio pela pesquisa.
   A entrevista com o Matheus você encontra em  http://www.comercialhortolandia.com/2011/08/23/estudo-prova-que-videogames-ajudam-no-tratamento-do-tdah/ 
   E eu não concegui o estudo completo da universidade de Melbourne, mais ta ai o texto em que eu me baseei, muito legal também: http://jovem.ig.com.br/oscuecas/noticia/2011/01/15/videogame+pode+fazer+bem+a+saude+10346394.html

-Jogos para aumentar a  concentração:

   Procurei alguns jogos com esse intuito, um deles é o Genius, também usado na pesquisa do Matheus:
*depois eu disponibilizo o  link
   Jogos de dança e e o famoso Guitar Hero também são bem interessantes. Eu acabei percebendo que eu nunca me dou bem nesse tipo de jogo, porque quando alguem fala comigo eu me perco no meio daquelas bolinhas e setinhas e tem hora que eu tenho que olhar para minha mão ou para o meu pé para saber o que apertar e em fim, uma bagunça.Há um teste de deficit de atenção que também se baseia em "aperte a coisa certa na hora certa". Você pode ir a uma casa de jogos e pagar 3 reais ou jogar em  flash:
http://www.cerebromelhor.com.br/-alguns jogos são grátis.
Outro exercício legal para concentração é começar a ouvir uma coisa, depois ir diminuindo o volume até você quase não ouvir mais e tentar entender o que está sendo dito. Eu achei isso bem legal porque muitas vezes eu não presto atenção no que as pessoas estão falando e fico falando "que?", eu falava (ainda falo) tanto "que?" que um dia na faculdade me perguntaram se eu era surdinha.

-Neurofeedback, o que é e como funciona:

  Um treinamento computadorizado que ensina as crianças a reconhecer e controlar suas ondas cerebrais. Pesquisadores observaram que aqueles com TDA/H têm maiores taxas de ondas teta (associado com baixa estimulação, sonho e desatenção) e menores taxas de ondas beta (associados à concentração e atenção). Um jogo de computador controlado pela produção de ondas beta ensina as crianças a "sensação" de um estado de ondas beta, até que pode, eventualmente, reproduzi-lo à vontade. O computador recebe informações de um eletroencefalograma, aquele usado   para fazer exames médicos, e o jogo começa a interagir com a criança de forma que ela só consegue os pontos se estiver concentrada. Aqui no brasil existem poucos lugares que fazem esse tipo de tratamento, na minha cidade não tem :(
  Queria fazer um desses na minha iniciação cientifica, é  a ultima tendencia na engenharia :D mas ninguém me leva à sério:( 
   Ah! e uma coisa ruim desse tratamento é que apesar  de não ter efeitos colaterais psicológicos, você tem que lavar a cabeça com sabão de coco e eles colocam uma parada que leva uns dias pra sair do cabelo rsrsrsrs. 

Biofeedback:

é usado eletromigrafia ao invés de eletroencefalograma, e ele treina o relaxamento muscular profundo, em vez de ondas cerebrais. Quando os músculos relaxam a um grau desejado, um computador gera um tom. Ao aprender a controlar esse tom, os indivíduos podem aprender relaxamento profundo.Este tratamento não é tão popular como o neurofeedback, mas a literatura científica substancial suporta a sua eficácia. Representa também uma terapia importante porque trabalha com o grupo de predominantemente hiperativos, enquanto o neurofeedback trabalha com o grupo de predominantemente desatentos. 


Outra coisa que eu descobri é que pessoas com TDA/H adoram jogar vídeo game, mas não jogam tão bem assim...
tem mais tirinhas e coisinhas aqui:http://blogs.psychcentral.com/humor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário